terça-feira, 29 de junho de 2010

Formas de ajudar nossa Terra

1º-Ecologia não é só cartaz de protesto, dieta vegetariana, discurso “zen”, “bichinho”, “matinho”, e coisas assim.
É principalmente, ética e consciência.
A maneira como interagimos com as pessoas, e com os recursos da natureza, é que vai determinar o grau de conscientização e engajamento de cada um.
Consciência ecológica é saber escolher como consumir, morar, viver, e respeitar os valores humanos e a própria vida.
Se todos fizerem pequenas mudanças de hábitos, o mundo se transformará.
Mas, se esgotarmos os recursos que a natureza sabiamente nos proporciona para uma existência natural e saudável, estaremos destruindo o “mapa da mina”.
Vamos consumir e agir com consciência e ética?
2º-Se a sua rua não tem coleta seletiva de lixo, que tal começar? Fale com os moradores e organize um grupo. O primeiro passo, é a “conscientização”. O próximo passo é “informação”. Descubra onde existem postos de coleta. Normalmente as prefeituras cuidam disso, mas também existem ONGs e outras entidades alternativas que desenvolvem esse tipo de trabalho. A seguir, passe a separar o lixo que você produz em sua casa e colocar nos depósitos exclusivos. Você não precisa virar militante ecológico e nem se filiar a uma ONG. Basta lembrar que você também é responsável pela manutenção daquilo que todos recebemos de graça: o ambiente.
3º-Existem produtos que, por serem nocivos ao ambiente e à saúde, não devem ser jogados no lixo doméstico. São os “resíduos especiais”.
Possuem substâncias tóxicas, de efeito cumulativo como cádmio, chumbo e mercúrio, que uma vez presentes no organismo não podem ser eliminados, causando lesões sérias. Contaminam o solo, lençóis freáticos, plantações, animais e pessoas. Dentre os mais conhecidos estão: pilhas, baterias de celular e de eletrônicos em geral, lâmpadas fluorescentes e remédios.
4º-COMO JOGAR...
Pilhas e Lâmpadas: Ponha num saco plástico, feche bem, e leve à caixa de coleta.

Baterias - de celular e outras: Pela legislação, as lojas que vendem o aparelho são obrigadas a receber a bateria descarregada.

Remédios: São como lixo hospitalar. Coloque num saquinho e entregue na farmácia mais próxima para coleta especializada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário